COMER BROTOS DE VEGETAIS É MUITO SAUDÁVEL

é muito simples,rápido e eficaz produzir brotos em casa. Se você optar por adicionar fertilizante, utilize somente o orgânico, extraído da alga marinha Kelps.
O que nós precisamos, basicamente, é de uma vasilha com tampa, que sirva de mini-estufa, e de um anteparo vazado (escorredor de macarrão ou peneira) que segure os brotos sem reter a água. A umidade é essencial para os brotos, mas eles não poderiam ficar sempre molhados pois terminam mofando.
O ideal é uma tela que possa ser presa pela borda a um recipiente com agua mas sem encharcar as sementes.
Isto, porque a água que ficou nos brotos pode escorrer para o fundo da vasilha - e mantê-los molhados.Também é bom manté-los tampados por uma tela mosqueira né?
Quanto à iluminação: os brotos se adaptaram melhor à germinação com luminosidade ambiente sendo que os brotos germinados mais à luz produzem mais clorofila, o que torna alguns ligeiramente mais picantes.
Escolha um local arejado, iluminado e longe do alcance direto da luz do Sol para deixar as vasilhas. Outros locais podem causar mofo nos brotos e prejudicar a sua colheita.
O local deve oferecer a alternância do dia e da noite, para que o ambiente natural seja recriado da melhor forma possível.Antes de semear deixe as sementes de molho!
As sementes não são colocadas secas no germinário. Separe uma quantidade de sementes (uma mão medianamente cheia) e coloque-a em uma caneca ou xícara de chá alta.
Cubra as sementes com água filtrada até o dobro da altura que elas alcançaram na xícara.
Este molho deve ser de, no mínimo, 8 horas e, no máximo, 24 horas. Alguns relataram que o molho de 24 horas dá mais energia para a germinação. Sem dúvida, pois algumas sementes já começam a brotar na própria água.
Não é preciso trocar a água da xícara. Ao retirar as sementes da xícara, não é preciso enxaguá-las. Apenas regue-as após coloca-las no escorredor ou na peneira.Para regar os brotos abra a vasilha e retire cuidadosamentea tela de proteção (pois pode estar suja de insetos).Jogue a água suavemente sobre eles, de preferência aparando-a e espalhando-a com a mão e os dedos.
Os brotos tendem a crescer também para baixo, entrando nos poros da tela.
Como servir os brotos:
Transfira os brotos colhidos para uma vasilha funda, com água. Agite a água e os brotos vigorosamente com as mãos. Os brotos que oferecem cascas deverão soltá-las em grande parte. A agitação da água também permite limpar os resíduos metabólicos (açúcares) das superfícies dos brotos, o que evita a formação de gases no seu organismo.
Os sabores dos brotos não são primores para satisfazer nenhum gourmet, mas eles são tão saudáveis que uma dieta à base de brotos pode melhorar e muito a sua saúde. Portanto, experimente cada um em separado e veja quais as misturas que você mais gosta.
Se você ainda não está acostumado(a) aos sabores dos brotos, enriqueça a comida do dia a dia ou a salada. Alguns têm gostos mais picantes, outros mais suaves.
Experimente misturá-los ao Tofú (queijo de soja) com azeite de oliva e orégano (esfregue este entre as mãos antes de jogar sobre a comida).
Se você gosta de um toque doce, experimente cortar cubos pequenos de maçãs e misture com uvas-passas e com os brotos (inteiros). Misturar flores comestíveis ("capuxinhos" ou violetas del don) também dão um toque especial.
Outras boas misturas são tahini (pasta de gergelim e babaganoug ou pasta de berinjela com tahini) e a própria berinjela assada no forno (asse bastante no forno, bata, sem a casca, com algumas gotas de limão e azeite de oliva, no liquidificador).
Brotos crus também são bons para misturar a sopas de legumes, principalmente às mais consistentes (batidas no liquidificador) como a de abóbora com ervilhas. Experimente a sopa de brotos colhidos a 1 ou 2 dias.
Saladas de brotos, temperadas à gosto, também são opções para quem não os aprecia in-natura
Lembre-se que todo alimento cozido perde as enzimas que ajudam na digestão, assim como boa parte da energia vital. Prefira comê-los crus ou misturados com cozidos.
:: Algumas dicas sobre brotos
Os brotos são 80% água, portando utilize, preferencialmente, uma fonte de água filtrada para molhá-los.
Antes de comê-los ou cozinhá-los, lave-os com água em abundância para retirar os resíduos pois podem causar gases.
Veja com atenção as observações sobre cada uma das sementes citadas abaixo. Algumas não devem ser germinadas.
Para conservar os brotos de um dia para o outro, depois da colheita, coloque-os secos em um saco plástico, retire o ar e leve-os à geladeira. Não é aconselhável guardá-los por mais de um dia ou deixá-los de fora, pois perdem suas propriedades facilmente. Em restaurantes, se você sentir o gosto ou o cheiro meio azedo, prefira não comê-los.
Para evitar gases, que são causados pela comida que não foi totalmente digerida, tente o seguinte:
Mastigue bastante antes de engolir, de preferência misturando muita saliva à comida.
Evite comer com nervosismo ou estresse.
Misture a eles uma pequena quantidade de gengibre ou açafrão (que é um tipo de gengibre), seja em pó ou frescos. Isto ajuda a digerir melhor as proteínas dos brotos.
Brotos de “fenugeek” são considerados excelentes digestivos. Pode-se adicionar ou as sementes na mistura de brotos ou os próprios brotos, que crescem rapidamente.
Erva-doce (funcho) pode ser ingerida como estímulo digestivo:
» Em pó (1 colher de chá), com água morna, 30 minutos antes da digestão;
» Na forma de brotos (demoram para crescer);
» Em sementes hidratadas, mastigadas após a refeição (ficam mais amargas).
Use temperos anti-gazes em pequenas quantidades, como o coentro e o cominho, em pó ou hidratados ou em brotos (de 1 a 1,5 dias).
Coma os feijões maiores somente depois de vários dias de germinação. Prefira os feijões que são menores (azuki, moyashi etc)
Evite os brotos de leguminosas, pois eles causam mais gazes.
Use temperos digestivos em pequenas quantidades, em pó ou hidratados ou em brotos, como o cardamomo (os frutos dele), a mostarda, o cominho e a canela.
Use óleos naturais, que são anti-gazes: tahini (óleo de gergelim), brotos de girassol (antes de germinarem as folhas), abacate, óleo de girassol, nozes em geral.
:: Sementes que são utilizadas para germinar brotos
Geralmente, qualquer semente que você compra para cozinhar servirá para germinar os seus brotos. Tenha apenas o cuidado de escolher sementes orgânicas (sem agrotóxicos), não-irradiadas (senão não germinarão) e não-transgênicas.
Elas são facilmente encontradas em lojas de produtos naturais e restaurantes vegetarianos e geralmente trazem a palavra "orgânica" destacada na embalagem . Desconfie de sementes encontradas em supermercados ou que não constem como orgânicas.
Além das citadas abaixo, você poderá encontrar outras opções, mas vá com calma até se acostumar ao plantio.
:: Características de algumas sementes
Abóbora - {não indicada / faltam dados} - Experimente fritar um punhado em manteiga ou torrar as sementes no forno (mais saudável) e temperar com pimenta do reino e sal marinho.
Alfafa - Difícil cultivo. Geralmente plantada na terra. Deve ser comida apenas depois de 6 ou mais dias.
Amêndoa - Sugestão: fazer leite dos brotos. O leite de amêndoas já é uma delícia.
Amendoim - Recomenda-se retirar a casca para aumentar a digestibilidade. O amendoim deve ser in-natura, não torrado ou com sal.
Arroz - Não é todo arroz que dá bons brotos e o gosto parece não ser muito apreciado pelos vegetarianos.
Aveia - Sugestão: fazer leite dos brotos.
Batatas - NUNCA germine, pois a semente é tóxica!
Ervilha - Regra para qualquer broto de leguminosas: Para comê-los crus, colha com pelo menos 7 a 10 dias de germinação, pois eles podem apresentar resíduos tóxicos se comidos antes. Para cozinhá-los, colha-os tranqüilamente a partir do primeiro dia.
Feijões azuki, Moyashi, de corda e outros (exceto soja) - Regra para qualquer broto de leguminosas: Para comê-los crus, colha com pelo menos 7 a 10 dias de germinação, pois eles podem apresentar resíduos tóxicos se comidos antes. Para cozinhá-los, colha-os tranqüilamente a partir do primeiro dia. O feijão de corda é o mais gostoso, na minha opinião. O feijão preto não é recomendado para brotos, pois é mais tóxico.
Fenugreek (Feno Grego) - Gosto amargo,não aconselhavel para o consumo é uma erva que tem altas dosagens de proteína e complexo de vitaminas B.
Gergelim - Aconselha-se germiná-los sem casca, mas já ouvi que o germinam com casca mesmo. Como os brotos ficam amargos rapidamente, aconselha-se comê-los em até 1,5 dia.
Girassol - Sabor levemente picante.
Grão de bico - Tende a estragar rápido (ou a falhar na germinação), portanto escolha sementes mais novas e menores.
Lentilha - A marrom é mais facilmente encontrada. A vermelha parece ser mais difícil. O broto é muito saboroso. Experimente arroz com broto de lentilha à moda árabe. (Com 500 gramas de lentilha é possível prepararmos de 4 a 5 kg. de brotos. Ganha-se grande quantidade de Nutrientes com um alimento leve e muito saboroso).
Linhaça (semente do linho) - Difícil cultivo. É considerada laxante, portanto não exagere na quantidade por refeição.
Milho - Cuidado com sementes tratadas com fungicidas O broto tem gosto de milho crú (direto da espiga)
Milho para pipoca - Cuidado com sementes tratadas com fungicidas
Painço (milho miúdo) - Cuidado com sementes tratadas com fungicidas
Rabanete - {não indicada / faltam dados}
Repolho - {não indicada / faltam dados}
Soja - Difícil cultivo. Geralmente plantada na terra. Aumenta em muito a quantidade de nutrientes após a germinação. A soja em si já é rica em nutrientes. A indesejável quantidade de sementes transgênicas torna a soja desinteressante. Algumas tentativas de cultivo no germinário foram em vão, pois não houve o desenvolvimento desejado e ocorreu fermentação (apodrecimento).
Tomates - NUNCA germine, pois a semente é tóxica
Trigo - São muito fibrosos para serem comidos
após o segundo dia de germinação, mas há quem os aprecie logo após o primeiro dia. Ainda no período inicial, o sabor é levemente adocicado.
A gramínea é uma excelente desintoxicante sanguíneo (extrato coado ou sumo, misturado à água de ph alcalino - acima de 7 - e a sucos de maçã ou preferencialmente frutas cítricas).
Colha-as com 5 a 10 dias, bata no liquidificador com 100 a 200ml de água por uma a três vezes ao dia, pelo menos 1 hora antes de qualquer refeição.
Uma semana a um mês de ingestão do suco de capim de trigo faz milagres! Dores de cabeça e musculares, durante a primeira semana, são esperadas por causa da liberação de toxinas armazenadas principalmente nas gorduras do corpo.